quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conheça a história do Barman

Barman é uma palavra inglesa, quer dizer homem do bar, e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas alcoólicas aos seus clientes, mais freqüentemente em bares. Não há registros da origem desta função, mas acredita-se que deva ser uma profissão muito antiga e que remonte ao tempo das tavernas. Em 1950 foi criada a International Bartenders Association (IBA), que estabelece normas de conduta à categoria.

Tipos de Barman

Barman clássico

Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em trajes sociais, e freqüentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, "pubs", "piano bar's" e navios de cruzeiro.



Barman contemporâneo (mixólogo ou mixologista)
Esse profissional dispõe de todos os conhecimentos do Barman clássico descritos acima, entretanto, conhece muito bem o estilo de trabalho ´´free-style´´ pois, geralmente ele começa na profissão como barback ou bartender. O que o torna diferenciado é o seu conhecimento mais aprofundado de todas as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Ele utiliza dos seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com requinte e ciência ingredientes inusitados, antes impensáveis na coquetelaria. No Brasil, existem barmans contemporâneos por diversos estados, destacando principalmente os estados de SP, RJ, MG,RS, SC e PR. São geralmente contratados de empresas fabricantes de bebidas para elaborar novos flavors , criar novas tendências de consumo, divulgar a marca e ministrar cursos. Vestem-se de maneira elegante e costumam ser contratos para eventos elitizados. Não necessitam do uso de danças, alegorias e trajes insinuantes para desenvolver sua profissão.


Bartender free style

Geralmente agregar habilidades a essa imagem. Hoje em dia, os bartenders treinam malabarismo, pirofagia, acrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou flair, atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos.
Hoje em dia além do Flair, muitos tem extenso conhecimento em coquetelaria(não sendo um regra), bem como servir de forma dinâmica as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ice e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinas, bandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente em boates, baladas, shows, casas noturnas e eventos em geral.


Nightclub bartender

O Nightclub Bartender é simplesmente aquele Barman que se dedica ao trabalho em Baladas (Nightclubs), Eventos (Open-Bar, Lounge e outros) e Grandes eventos (Shows, Raves e outros).Esse tipo de trabalho envolve sobretudo a agilidade do trabalho dentro do Bar, baseando-se sempre em um mise-en-place de qualidade, onde o Chefe de Bar normalmente irá organizar o ambiente de trabalho e disponibilizar todos os produtos que serão vendidos e servidos ao longo da festa.Os coquetéis servidos tradicionalmente são os mais simples possíveis, baseando-se quase sempre em Drinks montados, podemos citar como exemplo casos clássicos como: Sex on the Beach, Tequila Sunrise, Mojito e Blue Lagoon.Também existem clubs e eventos que prezam pela montagem de coquetéis levemente mais elaborados como Margarita, Whisky Sour e Dry Martini.No Brasil, a popularidade da caipirinha faz com que ela, assim como suas variações (Caipiroska, Saiquirinha, Caipiríssima) quase sempre faça parte da carta de coquetéis.}Os Barmans que atuam como Nightclub Bartenders não são em geral especializados em Bartender Flair, visto com certo preconceito dentro desse nicho, onde o trabalho é sempre baseado na agilidade e improviso. A capacidade de venda do Barman também é importante, pois estará em contato direto com o público e dependendo dos casos poderá receber incentivos para venda de produtos das mais diversas marcas do mercado. Além da rapidez e visão o Nightclub Bartender pode também desenvolver o seu trabalho dentro da coquetelaria envolvendo-se com a improvisação de coquetéis, adaptando clássicos ou criando novidades conforme o gosto do cliente. É uma modalidade que cresce cada vez mais junto com a evolução dos grandes Clubs do Mundo.No entanto, carece de bons profissionais.

Consultas: Wikipedia

Um comentário:

  1. Estou treinando para ser Barman, gostei muito aqui do blog vou acompanhar sempre

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade, comentários ofensivos e spam serão deletados.